Introdução: As atividades desenvolvidas na monitoria asseguram a oportunidade de cooperação mútua entre o corpo discente e docente, isso proporciona um melhor aprendizado. Dentro do contexto do curso de Farmácia, a Farmácia Clínica proporciona ao estudante a compreensão do papel clínico do farmacêutico, voltado para a promoção do uso racional de medicamentos e a otimização da terapêutica. Já a Semiologia Farmacêutica complementa essa formação ao capacitar o aluno na identificação de sinais e sintomas clínicos por meio da anamnese e do exame físico, elementos essenciais para a tomada de decisões farmacoterapêuticas. A monitoria em Farmácia Clínica e Semiologia Farmacêutica configura-se como uma estratégia pedagógica relevante, na medida em que promove a consolidação do conhecimento teórico-prático e facilita a aprendizagem das competências essenciais ao exercício profissional do farmacêutico, como o fomento ao uso apropriado de medicamentos e à melhoria da eficácia do tratamento terapêutico, contribuindo assim para a formação crítica, reflexiva e centrada no cuidado em saúde. Objetivo: Descrever o uso de ferramentas de memorização e gamificação como estratégias de apoio à aprendizagem dos alunos de Semiologia Farmacêutica e Farmácia Clínica. Metodologia: Trata- se de um estudo descritivo, do tipo relato de experiência, realizado no período do mês de maio. A princípio, foram realizadas as etapas de planejamento e definição dos métodos a serem utilizados na aplicação com a turma. Dessa forma, foram selecionados slides elaborados pelo professor como base para a criação dos flashcards, os quais foram desenvolvidos com perguntas sucintas, porém relevantes, visando auxiliar os alunos na resolução das avaliações. Para isso, foi executado um projeto piloto com 7 alunos que já haviam cursado a cadeira de Semiologia, e estavam cursando Farmácia Clínica, utilizando como ferramenta o aplicativo de flashcards Quizlet. Os alunos responderam os flashcards e foram convidados, ao final, a enviarem suas opiniões a respeito da relevância das questões, da sua objetividade, e outras sugestões para o melhoramento do método. Resultados e Discussão: Após a aplicação da intervenção, a experiência dos estudantes foi positiva. Todos consideraram as questões incluídas nos flashcards relevantes para resolução das avaliações práticas e teóricas. Quanto à objetividade, foi observada a necessidade da abordagem de casos clínicos, a fim de contextualizar melhor o conteúdo e incentivar os alunos a desenvolverem um raciocínio clínico, o qual será muito útil em sua atuação profissional. Considerações finais: A adoção de estratégias baseadas em técnicas de memorização e gamificação contribui para um melhor desempenho dos acadêmicos em Farmácia, no curso da cadeira de Farmácia Clínica e Semiologia Farmacêutica. Como perspectivas, destaca-se a inclusão da abordagem de casos clínicos em formato de quiz de revisão, a fim de incentivar também a interatividade entre os alunos.
Palavras-chave: Flashcards-1. Memorização-2. Aprendizagem-3.
Referências: RONDON, S.; SASSI, F. C.; FURQUIM DE ANDRADE, C. R. Computer game-based and traditional learning method: a comparison regarding students' knowledge retention. BMC Medical Education, Londres, v. 13, p. 30, 25 fev. 2013. DOI: https://doi.org/10.1186/1472-6920-13-30.
UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS. Programa de Monitoria. Disponível em: https://monitoria.prograd.ufg.br/. Acesso em: 24 maio 2025.
A II Jornada Científica do PROMIC 2025 é uma iniciativa promovida pela Coordenadoria de Pesquisa e Monitoria (COOPEM) da Unifametro, com o objetivo de fomentar a divulgação e o acompanhamento do progresso dos projetos desenvolvidos no âmbito do Programa de Monitoria e Iniciação Científica (PROMIC).
Este evento celebra a dedicação de alunos e professores na construção do conhecimento científico, proporcionando um espaço para o intercâmbio de ideias, a reflexão crítica e o incentivo à produção acadêmica de excelência. Por meio da apresentação de resultados parciais e finais das pesquisas, a Jornada busca não apenas estimular o aprendizado interdisciplinar e o pensamento inovador, mas também reforçar o compromisso da Unifametro com a formação integral de seus discentes.
Convidamos todos a explorar os anais deste evento, que representam um marco significativo na trajetória acadêmica e científica da instituição, evidenciando o papel transformador da pesquisa na construção de uma sociedade mais justa e sustentável.
Normas para Submissão de Resumos Simples
Os resumos a serem submetidos à II Jornada Científica do PROMIC 2025 devem ser elaborados e formatados de acordo com as seguintes diretrizes:
Título
Autores
Informações adicionais
Classificações
Corpo do Resumo
Palavras-chave
Referências
Essas normas visam padronizar os trabalhos apresentados, garantindo a qualidade e a organização dos anais da II Jornada Científica do PROMIC 2025.
Comissão Organizadora
Gabriella de Assis Wanderley
Antônio Adriano da Rocha Nogueira
Kauã Alexsander Gomes Carvalho
Comissão Científica
Antônio Adriano da Rocha Nogueira
Kauã Alexsander Gomes Carvalho
A Comissão Científica permanece à disposição pelo e-mail coopem@unifametro.edu.br e presencialmente na sala da Coordenadoria de Pesquisa e Monitoria (COOPEM) localizada no Campus Carneiro da Cunha do Centro Universitário Fametro - Unifametro.